Nossa localização

Cidade de Maputo, Bairro Central, Rua da Resistência, 479, R/C

Nutrição Desportiva: O que é e quais os seus benefícios?

Nutrição Desportiva é uma especialidade que visa a determinação do regime alimentar ideal para praticantes de desporto. Aproveite para descobrir mais sobre este ramo e fique a conhecer os seus benefícios para a sua saúde.

Anteriormente, a Nutrição Desportiva atuava sobretudo na preparação do organismo de atletas para provas competitivas. No entanto, atualmente, a especialidade dedica-se à otimização dos treinos de desportistas. Esta abordagem traduz-se numa evidente mais-valia para a obtenção progressiva de melhores resultados.

Tendo uma base científica que sustenta assertivamente o seu modus operandi, a Nutrição Desportiva alerta o atleta para a importância da alimentação na sua performance. Promovendo uma ingestão equilibrada de alimentos nos períodos que antecedem e sucedem a competição, o desportista poderá exprimir o seu máximo potencial.

Os objetivos e vantagens da Nutrição Desportiva

Os objetivos da Nutrição Desportiva passam, primeiramente, por assegurar a ingestão de nutrientes capazes de satisfazer em pleno a saúde dos atletas. Estando garantidas as necessidades energéticas e de hidratação, estes poderão obter um desempenho positivo nos contextos de treino e de prova.

Nesta fase, os desportistas já deverão estar perfeitamente adaptados às práticas de preparação para competição e ao processo de recuperação no pós-prova. O acompanhamento por parte de um médico especialista é igualmente determinante para um aconselhamento pormenorizado relativamente ao consumo de alimentos e suplementos.

Dependendo da modalidade desportiva e da forma como esta é encarada – amadora ou profissional –, poderá efetuar-se uma gestão personalizada da massa corporal. Todas estas condições atenuam as possibilidades de contrair lesões, bem como o risco de doença.

Após um diagnóstico aprofundado, o nutricionista poderá elaborar um plano estratégico que conjugue o estilo de vida, os hábitos alimentares e as necessidades nutritivas do atleta. A curto prazo, serão efetuadas correções alimentares que deverão ser mantidas durante largos períodos de tempo. Com isto, a estrutura muscular solidificar-se-á e a fadiga não surtirá efeito precocemente.

Naturalmente, as boas práticas nutricionais não asseguram a execução com excelência de uma determinada atividade. Contudo, trata-se de um pormenor diferenciador que se manifestará, seguramente, em competição e poderá ser um passo importante no caminho do sucesso.

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Como podemos ajudar?